Você já ouviu falar dessas bandas?

Nem sempre é fácil achar um bom nome pra banda; aquele que traduza bem a essência do grupo e do som que fazem, e que ainda tenha boa sonoridade e seja impactante.

Prova disso é que algumas das bandas que temos como icônicas hoje em dia e que já estão com os nomes bem carimbados na história da música, começaram com alcunhas bem diferentes.


Que tal seria se elas tivessem continuado se chamando assim?:


Em outubro de 1990, uma nova banda de Seattle fez o primeiro show no Off Ramp, com o nome Mookie Blaylock. "Foi meio bobo", admite Eddie Vedder. "Mas naquela primeira semana estávamos ocupados demais trabalhando em músicas para pensar em um nome".

Isso foi bom para uma banda local completamente desconhecida, mas quando eles começaram a atrair atenção nacional e gravar um álbum, não puderam continuar com o mesmo nome que um jogador popular da NBA. Além disso, eles não poderiam registrar e vender mercadorias com o nome. 

Para chegarem em Pearl Jam, o baixista Jeff Ament pensou aleatoriamente no nome Pearl, e o resto veio até eles depois que viram Neil Young e Crazy Horse na turnê Smell the Horse no Nassau Veterans Memorial Coliseum. 

"Toda música era como uma jam de 15 ou 20 minutos", disse Ament. "Então foi assim que o 'jam' foi adicionado ao nome. Ou pelo menos é assim que eu me lembro."


Os cinco integrantes do Radiohead se reuniram quando estavam no ensino médio na Abingdon School, em Oxfordshire. Eles ensaiavam depois da escola e geralmente às sextas-feiras.

Os shows eram extremamente infrequentes - talvez o nome limitasse a disponibilidade em mais dias da semana - até o início dos anos 1990, quando se tornaram frequentadores do circuito de Oxford e até gravaram uma demo com as músicas que hoje integram o Radiohead como "You," "Thinking About You" e "Prove Yourself". No início, não foi um sucesso, mas chegou a chamar atenção da EMI Records, que quis a banda e sugeriu que eles pensassem de forma mais mercadológica. Todo o grupo era super fã do Talking Heads, então eles adotaram o novo nome pela obscura música da banda, "Radio Head".



As caras pálidas e góticas que se viriam a ser o The Cure não pareciam ser o tipo de pessoas que se chamam por um grande monumento. Mas foi exatamente isso que eles fizeram quando eram estudantes do ensino médio que se reuniam no início dos anos 1970.

Robert Smith era essa figura de fundo no Obelisco, tocando um piano. Mas depois de algumas mudanças na formação e alguns nomes transitórios, como Malice e Easy Cure, Smith os apelidou de The Cure. 



Adam Levine e companhia tiveram que começar em algum lugar, e começaram com um rock alternativo dos anos 1990 e se chamando "Kara's Flowers" - um nome que referenciava uma groupie que tinha uma queda por todos eles.

Sob esse apelido, a banda lançou dois álbuns, We Like Digging? e o grande fracasso da gravadora, The Fourth World. Depois chegaram ao Maroon 5. 



Quando o Green Day subiu ao palco no House of Blues de Cleveland, dias antes da entrada do grupo no Hall da Fama do Rock and Roll, todos (exceto os fãs mais hardcore do grupo) ficaram confusos com o nome na bateria: Sweet Children.

Os fiéis sabiam que esse era o apelido original do Green Day, e eles o usavam apenas como comemoração de seus primeiros dias.

Billie Joe Armstrong e Mike Dirnt começaram a fazer shows locais em Bay Area como Sweet Children em 1986, quando tinham apenas 14 anos de idade. Eles ganharam muitos seguidores e até assinaram contrato com o Lookout!



Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright eram estudantes de arquitetura em Londres quando ingressaram em uma banda chamada Sigma 6, que mais tarde se tornou o Screaming Abdabs.

Screaming Abdabs é uma gíria britânica antiga para uma doença misteriosa e possivelmente ligada à ideia de delirium tremens, que significa ter perturbações somáticas após período de abstinência alcóolica. 

Quando essa banda se separou, alguns integrantes - Rado Klose, Roger Waters, Nick Mason e Rick Wright - formaram uma nova banda, chamada Tea Set. Depois de um período, Chris Dennis e Syd Barret também entraram no grupo.

Ao descobrirem que já existia outro grupo com o mesmo nome, Barret deu a ideia de The Pink Floyd Sound, como uma homenagem aos músicos Pink Anderson e Floy Council. 

Levou ainda uns anos até eles excluírem o "sound" e se decidirem por só "Pink Floyd".



Black Sabbath é praticamente o nome mais perfeito para a primeira banda de heavy metal do mundo, mas não chegou a eles imediatamente. Quando Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward se reuniram pela primeira vez em 1968, eles estavam fazendo números com o nome de "Polka Tulk Blues Band", embora Iommi tenha dito a Osbourne que era terrível.


Butler, depois de um tempo, acabou convencendo os seus colegas de banda a experimentar o nome Black Sabbath.



"Era assim que queríamos tocar, majestoso e caótico", explicou Anthony Kiedis sobre a escolha de um nome mais pesado - e extenso - que Red Hot Chilli Peppers

No dia 13 de fevereiro de 1983, na Rhythm Lounge, com o nome Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem, o grupo se apresentou para 30 pessoas em Hollywood, na Califórnia.


No encontro, a banda tocou a canção "Out in LA" e, após a apresentação, o proprietário da casa ficou tão impressionado com a perfomance que convidou a banda para retornar na semana sequinte. Depois das duas apresentações, a banda mudou o nome para Red Hot Chilli Peppers, em março de 1983.


Fonte: Rolling Stone

6 visualizações

Copyright©2017 - Music House Centro Musical  |  (15) 3232-4445 - Sorocaba/SP  |  Desenvolvido por Oddy_ Branding