Tem idade ideal para começar a aprender música?

Eis uma pergunta frequente, seja entre os pais de uma criança pequena que não têm certeza se o filho já pode começar a ter aulas, ou entre adultos que sempre sonharam em aprender um instrumento mas se sentem inseguros devido à idade.


O primeiro ponto, que vale para todas as idades, é que os benefícios de fazer música são inegáveis, ajudando a melhorar memória, atenção, habilidade de leitura e até a compreensão matemática em qualquer fase da vida. Dito isso, é claro que aptidões e o momento de cada indivíduo são fatores que também devem ser considerados para que o aprendizado musical evolua e, principalmente, para que a relação da pessoa com a música seja o mais positiva possível.



Quando é muito cedo?


Os primeiros anos da vida são cruciais para o desenvolvimento das atividades mentais de um ser humano. O contato de uma criança com a música, desde a primeira infância, pode ajudar muito no desenvolvimento cerebral.


Ainda assim, é importante lembrar que forçar uma aprendizagem precocemente pode ter um efeito contrário para o desenvolvimento musical do seu filho. Cada criança possui seu próprio tempo de aprender o novo, então cabe aos responsáveis ver a hora certa de os ensinamentos começarem.


Aqui na Music House, costumamos sugerir que crianças de 2 a 6 anos comecem a aprender com as aulas de Musicalização Infantil. Este é um curso pensando especificamente para o primeiro contato com o universo musical, abordando conceitos básicos de forma muito lúdica e introduzindo as primeiras noções teóricas e práticas com leveza, brincando.


Em tese, a criança está mais apta a iniciar um curso de instrumento específico a partir dos 7 anos, quando está alfabetizada e passa a ser capaz de se concentrar em uma única tarefa por períodos mais longos. Além disso, o próprio desenvolvimento físico pode fazer diferença para alguns cursos.


Mas é claro que existem exceções!


Algumas crianças, mesmo bem novas, são naturalmente mais musicais e, principalmente, têm uma disposição maior para aprender música.

Quando o pequeno ou a pequena demonstra muito interesse por um instrumento específico e já se nota certa facilidade, vale fazer uma aula experimental para que o professor avalie se o momento é propício para começar um curso ou se é melhor iniciar na Musicalização por um tempinho.



E no caso de um adulto? Tem "data de validade" pra começar a aprender?


É claro que não!

Nosso cérebro é capaz de construir novas sinapses a vida toda; ou seja, é sempre tempo de aprender!

Na verdade, um dos maiores desafios do aprendizado musical na idade adulta tem mais a ver com a rotina do que com capacidade. Mas nada que organizar a agenda e dedicar-se aos estudos não resolva.


Um adulto pode ter desenvolvido ao longo da vida uma coordenação motora para o estudo da música mesmo sem possuir consciência dela, e com dedicação ao instrumento adaptará sua motricidade à execução necessária para desenvolver-se como instrumentista.


Sentiu que agora é a hora de começar a fazer música? Vem pra MH!


Fontes: link 1 | link 2 | link 3

13 visualizações

Copyright©2017 - Music House Centro Musical  |  (15) 3232-4445 - Sorocaba/SP  |  Desenvolvido por Oddy_ Branding